segunda-feira, 23 de abril de 2012

Suposta resenha de "Garden of Bones"

Demorei para escrever sobre "Game Of Thrones" aqui porque não sou a maior conhecedora da série (por enquanto, hohoho, vício detected), mas desta vez me sinto um pouco a vontade para fazer comentários sobre o último episódio que foi transmitido pela HBO domingo, o quarto da segunda temporada, chamado "Garden of Bones". Apesar de eu estar no finalzinho de "Fúria dos Reis" (livro), já li vários spoilers porque não me aguento, então sei o rumo que determinados personagens vão tomar até o quinto livro. Eu até gosto disso, pois consigo analisá-los com uma visão maior. Se você está acompanhando somente as séries, cuidado com os possíveis spoilers deste post, apesar de não serem muitos, acredito.

O que eu tenho achado mais interessante ao acompanhar a série lendo o mesmo livro da temporada é curtir a adaptação. Nos livros, os capítulos seguem uma linearidade de narrativa através dos personagens (cada capítulo é contado do ponto de vista de um personagem, mas os fatos vão correndo) - na série, essa linearidade é quebrada para dar mais dinamismo à TV. Além de tudo, são incluídas cenas que não existem nos livros, porém que se encaixam perfeitamente para dar o tom à história. Enfim, sob o meu ponto de vista, a adaptação tem sido muito bem feita porque surpreende mesmo quem já leu os livros.

Vou falar do que eu mais gostei:

1. Joffrey


Minha cena preferida das que "não pertencem aos livros" ontem foi a cena do Joffrey com as prostitutas. Esse menino é completamente sádico e a cena mostrou muito bem. Ele é um excelente ator e, como eu li por aí, tem que tomar cuidado para não apanhar na rua de tão bem que ele interpreta o personagem. Acho que ele é o adolescente mais perverso já retratado na TV, haha. Evil evil evil. Também li um comentário que diz que ele parece mais filho do Aerys que do Jaime, e concordo! Sinto falta da insanidade dos Targaryen, especialmente o Viserys.

2. Sansa


Sansa tem se tornado a minha personagem preferida mais pelo ar romântico atribuído a ela que pela interpretação da atriz, que eu acho que poderia ser melhor. Já sei tudo o que acontece com ela nos livros e ela tem potencial para ser a nova Lily. Claro que eu já tive várias ideias para fanfics com Sansa/Sandor, e descobri no maravilhoso mundo do FF.net que até existem algumas já! Achei todas bem fraquinhas, com exceção de duas que ainda assim não são perfeitas - uma nc-17 que só é legal por ser nc-17 e uma one-shot que mostra mais o relacionamento diário deles, bem escritinha. Mas só. Gente, cadê as angst? Preciso ler todos os livros para conseguir escrever direito, senão morro por falta de detalhes. Quero escreverrrrrr.

3. Tywin Lannister


Das melhores coisas vê-lo chegando em Harrenhal e acabando com aquela tortura inquisitorial, além de perceber que a Arya é uma menina em meio aos prisioneiros. Vi até um sorriso sendo esboçado? Uia. Eu gosto do personagem.

4. Renly e o "pernil"


Renly já parecia fisicamente o Rafinha Bastos. Com a piadinha do pernil, se superou. Confesso que #rialto em casa. Gosto muito do Renly e de todo o seu núcleo. Uma pena que... né.

5. Lancel


Cara, esse ator é muito bom. Muito bom.

Bônus: Grey Wind e Robb! Gente!

E agora posso falar do que eu não gostei?

# Littlefinger afetado. Gente. Ele é o personagem mais frio dos livros, extremamente equilibrado. Até entendo ele ficar meio alterado perto da Cat, mas e todo o resto? Ele está parecendo um picareta.

# A caracterização do Tyrion. Ok, já entendemos que todo mundo paga o maior pau para ele. Podem parar de fazer com que todas as cenas mostrem como ele é intelectualmente superior a todos. Não precisa forçar a barra.

# O parto da Melisandre. Todo mundo falando que a cena ficou sensaciooonal etc. Só eu achei que poderia ser melhor? Eu já imaginava uma fotografia tipo Frank Frazetta e ela agachada morrendo de dor com aquela sombra nascendo e se agarrando nas pernas dela, mas não... Ela deitou ali e ele nasceu. Só quem nunca teve filho para achar aquela cena convincente. Se ter um bebê humano dói, imaginem um dementador daqueles?

2 comentários:

  1. eu acho que perdi a forma, porque *ainda* não fui atrás de fanfics de GoT. *o* já li até "a storm of swords", estou morrendo pra ler os outros dois (e total sem tempo), mas morro de amores pela série justamente por captar tão bem a essência dos livros naquelas cenas "extras". adorei as cenas que vc destacou, muito mesmo. principalmente a margaery, que a gente mal conhece nos livros (até agora). o tyrion era o meu personagem favorito na primeira temporada/primeiro livro, mas ele dá uma caída nos demais, fica meio chato - enquanto que a Sansa fica sensacional.
    anyway, fangirl detected aqui. haha.
    Jéssica

    ResponderExcluir
  2. ainda não comecei o segundo (mas, erm, estou meio que lendo o quarto livro) nem acompanho a série, então só pra dizer que eu também já li todos os spoilers até o livro 5,hahaha - fiquei TÃO arrasada com dois personaagens preferidos morrendo que não quis mais me apegar aos outros sem saber se ia durar ;P

    e não tem como não gostar da sansa (embora eu prefira a irmã dela).

    ResponderExcluir